sexta-feira, 5 de agosto de 2011

MÚSICA AUTORAL PERNAMBUCANA


Um Projeto que é fruto da experiência adquirida com o Cadeiras na Calçada, que pretende seguir da mesma forma, recebendo as criações humanas, a cada tempo.    

A música é o que impulsiona o Projeto  que inicia a sua caminhada por Olinda afora, buscando em cada esquina,  em cada canto de cidades do nosso Pernambuco, os seus sujeitos, atores e agentes, na intenção de identificar, articular, de conseguir apoio, participação, admiração, incentivo e valorização para ganhar forças e reunir o seu exército com gente que sabe lutar atirando sem armas, por uma causa justa, da forma mais digna que possui o ser humano: COM AMOR E SENTIMENTO EM FORMA DE ARTE; buscando trabalho, renda, exercício da cidadania, dizendo não à violência e outras formas de destuição humanas; com ações democráticas, voltadas ao coletivo,  que se inserem no caminho dos que entendem a importância e o poder de transformação da arte em relação ao indivíduo em sociedade; e como perspectiva de futuro, também encontram razões que justificam a escolha da música como meio, como via de acesso à dignidade, ao reconhecimento de potencialidades, de igualdade e outras formas de expressão que também falam sobre a vida em sociedade e  direitos humanos.
                                                                       Marisa Reis


Programação  

Terraço de Olinda

Todas as Quintas – 19h   - Mais um grande compositor se insere no Projeto, trazendo suas canções autorais somando mais uma atração para o mês de Setembro/2011

Flávio Souza e Paulo Henrique
 
FLÁVIO SOUZA, VIOLONISTA, CANTOR E COMPOSITOR, DEU INICIO A SUA CARREIRA ARTISTÍCA AOS 14 ANOS DE IDADE, AINDA COMO AMADOR, SE PROFISSIONALIZANDO AOS 17 ANOS DE IDADE.
PARTICIPOU DE FESTIVAIS DE GRANDE RELEVÂNCIA COMO O “CANTA NORDESTE” E O “ MUSICESC TRIBUNA”, CLASSIFICANDO AS MÚSICAS “ NOITE DE SÃO JOÃO”, “SORRISO PINTADO”  E  “LÁGRIMAS DE IEMANJÁ”.FESTIVAL DE MUSICA CARNAVALESCA DA CIDADE DO RECIFE COM AS MUSICAS “GUERREIRO DE LANÇA” E “ETERNOS CARNAVAIS”.
ATUALMENTE É INTEGRANTE DA BANDA SOM DA TERRA, ONDE EM DVD TEM GRAVADA A MÚSICA “BOI LUARÁ”, DE SUA AUTORIA; ALÉM DE DEDICAR-SE A ELABORAÇÃO DE PROJETOS MUSICAIS PRÓPRIOS.
SUA PROPOSTA MUSICAL É DIVULGAR A CULTURA DE PERNAMBUCO, ENALTECENDO A SUA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA NUM CENÁRIO MÚSICO CULTURAL.


O CD de Flávio Souza , intitulado “Amém”, vem mostrar de forma musical uma linguagem nova, com dez músicas inéditas compostas e interpretadas por Flávio Souza (violões,viola e vocais) e Paulo Henrique (percussões).
O álbum intitulado “Amém”, traz dentro de suas composições sentimentos e caminhos que ascendem a fé das pessoas em Deus, a exemplo da música intitulada “Estrela de Salú”, uma homenagem ao nosso mestre Salustiano,” Antônio Coqueiro”, a estória de um cangaceiro que abandona o cangaço por  amor,  a música “ Amém”, que é uma reflexão sobre os caminhos que levam a fé em Deus, através das nossas crenças e religiões.
Neste registro gravado em CD os arranjos das músicas ganham ritmos e sotaques do baião, maracatu, xaxado, coco de roda, cavalo marinho, frevo, boi, samba de latada, caboclinho, ciranda e várias outras vertentes da música regional.


Das músicas e seus autores:
1-ANA FULÔ (Lídio Róssiter / Flávio Souza).
2-CONSOLO À DINÁ (Flávio Souza).
3-ESTRELA DE SALÚ (Flávio Souza / Lourenço Gato).
4-AMÉM (Flávio Souza).
5-ANTÔNIO COQUEIRO (Lourenço Gato).
6-ETERNOS CARNAVAIS (João Victor / Flávio Souza).
7-CANTO DA EMBOLADA (Flávio Souza / Mardônio Tavares).
8-UTOPIA (Flávio Souza).
9-BALE DAS RUAS (Flávio Souza / Carlinhos Nascimento).
10-AZUL (Flávio Souza).
Flávio Souza - 081(85278544)-(30111674)
flaviosouzam@hotmail.com / amem.flavio.souza@gmail.com

Atroça
Original de Camaragibe, a Banda foi formada em meados de 2009 com músicos de várias vertentes tem como objetivo transmitir a sonoridade das músicas populares numa junção de ritmos que transmitem o verdadeiro sentido de uma "troça" de rua. Para isso utiliza-se das manifestações artísticas da cultura pernambucana traduzidas em canções que trafegam entre o lirismo antigo e os elementos contemporâneos.
Membros:Uel Borges (voz, violão e composições), Ivson Borges (sax e voz), Jailton Carneiro (guitarra e voz), Jeferson Damasceno (bateria e percussão), Kel Melo ( percussão) e Davison ( baixo)
Influências: Frevo, repente, samba de latada, rock, mangue e baião.

A Banda olindense, Disco de Vitrola, no dia 04 de Agosto de 2011, recepcionou junto ao Ateliê da Barbearia, a Banda de Camaragipe, Atroça, contribuindo para a realização do primeiro dia do Projeto e marcando assim, sua fundamntal contribuição para o início de uma importante caminhada em busca da valorização dos grandes talentos de nossa terra.

                                                               Banda Disco de Vitrola

Todas as Sextas – 20h         

       CADEIRAS NA CALÇADA 
     (Articulação e Divulgação Cultural)



 O Evento reúne músicos, poetas, artistas plásticos, artesãos, gente que admira e faz cultura, onde a música pernambucana tem espaço garantido para ser tocada ao vivo, com a presença de seus autores e intérpretes, onde a poesia acontece entre a magia da noite olindense. Com mesinhas e cadeiras na calçada do Espaço Cultural Terraço de Olinda, o Evento também oferece, ao público presente, a oportunidade de apreciar obras de arte, CDs, DVDs, literatura, moda artesanal, entre outras produções de artistas locais em exposição no interior do casarão, onde está instalado o  Ateliê da Barbearia.
Por entre o casario secular e a beleza da noite olindense, venha conferir diversas expressões artísticas em um só tempo, entre sons, movimentos e cores: Tudo é magia, é arte pernambucana! 


Banda Som de Cactus

Nas sextas de Agosto, o Projeto Música Autoral Pernambucana apresenta a Banda Som de Cactus que vem apoiando o Cadeiras na Calçada apresentando seu trabalho, entre outros músicos e segmentos artísticos que estarão participando. 
Som de Cactus apresenta música regional pernambucana que tem como  alma a vontade de fazer uma fusão entre ritmos e estilos regional e descendentes do baião, afro, maracatu, funk, experimental e rock.
A banda tem como idealizador o cantor, compositor e violonista Rinaldo Oliveira que traz suas letras regionalistas mostrando o lado poético e lírico do sertão e da zona da mata nordestina.

Membros: VIOLÃO E VOZ: REINALDO OLIVEIRA ; 81 88761949
CONTRABAIXO: GERALDO AZEVEDO; (NINHO) 81 87494099
BATERIA: CARLOS ALEXANDRE ; 81 34744661 - 96109263/        

Som de Cactus continua no mês de Setembro, no Cadeiras na Calçada entre outros músicos e artistas de vários segmentos, além do POeta Ricardo Lisboa que vem apoiando o Projeto e demonstrando seu talento. A Banda Som de Cactus participa do Projeto  Música Autoral Pernambucana. Em breve teremos a Banda de Camaragibe, Café Plural.   

SÁBADOS – 21h
ANDRÉ MACAMBIRA
Permanece aos Sábados de Setembro/2011 e convida Manuca Bandini 



Buscando suas raízes sertanejas, André Macambira, desenvolve um trabalho com base no estilo regional, trazendo ritmos como xote, xaxado e coco com toques de modernidade. Nascido em Serra Talhada, após mais de 12 anos de trabalho musical, gravou seu primeiro CD de forma independente em 2009. Passou grande parte da infância no Recife, antes de viver em algumas grandes cidades brasileiras, fixou residência definitiva no Recife em 2007.  Atualmente, está em fase de pré-produção do seu segundo CD de carreira, Canções
Artesanais, que terá além da apresentação de músicas inéditas próprias, algumas
releituras de mestres como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Accioly Neto e Almir Sater.



Manuca Bandine demonstra seu trabalho autoral aos Sábados de Setembro
                                                      
                                                            Participação:


Lucas Crastro
Músico, Cantor e Compositor





                                      Cláudio Noah:    Músico, Cantor e Compositor
                           
Aguardamos a sua presença: Público, Artistas e Agentes Culturais 
A mídia está ausente, mas nós estamos aqui!
Faça valer a nossa Cultura!
Participe!


 Realização: Ateliê da Barbearia

End: Terraço de Olinda - Rua 7 de Setembro, 109 (Após a Matriz de São Pedro) – Carmo – Olinda – PE
Fone: 34297751

IMAGENS INTERNAS do ATELIÊ DA BARBEARIA, intalado no TERRAÇO DE OLINDA

Exposição Permanente de Produções Artísticas
O Espaço também oferece cardápio com pratos regionais, entre outras opções.



                   
                                                                                                              
























O Terraço:









Noite de Lua Cheia no Terraço de Olinda:







Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Olinda, Pernambuco, Brazil
Espaço de formação artística e divulgação cultural que agrega diversas atividades: cursos, oficinas, ensaios musicais abertos e fechados (gratuitos), eventos culturais envolvendo artes plásticas, artesanato, peças artísticas de vestuário, música (incluindo o Projeto Música Autoral), literatura, artes cênicas, dança popular, entre outros segmentos artísticos.