terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Exposição de Inauguração e Projetos do Ateliê da Barbearia

Exposição 
Arte na Barbearia (Retrospectiva)  & 

Inauguração Oficial do Ateliê da Barbearia 
Quatro Cantos de Olinda - 2ª antiga barbearia do Sr. Isnard Colombo.  
Rua Prudente de Moraes, 444 - Carmo - Olinda
23.11.2005

O Ateliê e Espaço Cultural  foi instalado e aberto à visitação no dia 15 de Junho de 2005.
Antes de oficializarmos a nossa chegada, precisávamos descobrir  uma razão muito especial  que expressasse ao público o conceito e propósito do Espaço. Tínhamos a plena consciência do universo que nos rodeava, já que estávamos instalados nos Sítios Históricos de Olinda, Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. Pesquisando sobre os acontecimentos relacionados ao histórico da edificação percebemos que havia uma linda história a ser contada. Ficamos cientes que ali, nos Quatro  Cantos de Olinda, acontecera a Exposição Arte na Barbearia, durante 5 anos consecutivos (entre 1989 e 1993)
José Carlos Viana, artista plástico e, na época, Diretor de Cultura da FUNDARPE, nos forneceu importantes informações sobre a Exposição. Seu apoio foi fundamental para a realização de uma retrospectiva, o que marcaria o evento de inauguração do Ateliê da Barbearia. Com sua colaboração, conhecemos vários outros artistas da época da Exposição. 
Com a ajuda de Márcio Almeida e Joelson, artistas plásticos, realizamos a Retrospectiva daquela mega Exposição, "Arte na Barbearia", no dia 22 de Novembro de 2005, reunindo 65 artistas que, em sua maioria, são  atualmente considerados parte da nata das artes plásticas em Pernambuco, entre novos grandes artistas olindenses. 
A montagem da Exposição, propriamente dita, seria o mais fácil, mas antes de tudo, necessitávamos do conhecimento e partimos para a pesquisa sobre o Barbeiro Isnard Colombo e a Exposição. 
Entramos em contato com a  família do Barbeiro, já falecido, e recolhemos material significativo entre fotos e recortes de jornal, além de depoimentos. Entrevistamos artistas veteranos participantes do Arte na Barbearia e conterrâneos que pertenciam as entidades religiosas das quais o Sr. Isnard foi provedor, além de agremiações carnavalescas e, entre elas, em especial a do Homem da Meia Noite, da qual o Sr. Isnard Colombo foi um dos fundadores.      

Após essa primeira etapa, convidamos um estudante de jornalismo da Faculdade AESO, Edgar Melo, que reuniu, com apoio da coordenação de seu curso, uma equipe de alunos para iniciar o trabalho de campo com entrevistas, fotos, filmagens, etc. Após o estudo documental, sugerimos que levassem à faculdade a proposta de edição de vídeo sobre a história do Sr Isnard Colombo e a Exposição Arte na Barbearia, o que foi aceito e realizado.

Assim, após essa descoberta e estudo, finalmente, nos sentimos capazes de falar sobre nossas propostas, inaugurando dessa forma,  o Ateliê da Barbearia. Na ocasião o vídeo foi exibido em telão gigante ao ar livre, em pleno Quatro Cantos, garantindo a participação do público em geral, entre aqueles que  vivenciaram  essa bela história, familiares, conterrâneos, jovens e antigos moradores da Cidade , turistas, visitantes, artistas veteranos e novos artistas.

No interior do Ateliê da Barbearia, muitas das peças expostas eram as autênticas obras que em tempos atrás estiveram nas paredes da antiga Barbearia do Sr. Isnard Colombo, em exposição. Todos os artistas participantes das edições anteriores foram convidados e a grande maioria compareceu e concordou conosco em partilhar o espaço de exposição com os novos talentos, artistas em sua maioria, olindenses. 

Um momento que a arte foi exposta em suas diversas expressões: artes plásticas( incluindo telas, esculturas em madeira, pedra, barro, papel machê, etc...) , fotografia, designer, literatura de cordel, literatura clássica, peças únicas artísticas e artesanais de vestuário, indumentárias e estandartes de agremiações carnavalescas tradicionais da Cidade, das quais o barbeiro, Sr. Isnard,  fazia parte.  

A Exposição reuniu 65 artistas expondo em um único espaço. Uma Retrospectiva que trouxe também a  forma descontraída da instalação na montagem das peças e o "seguraugu" (uma iguaria, cozida e servida em panela de barro), criada pelo Artista Plástico Joelson, e tudo mais que caracterizava  o espírito vanguardista da antiga exposição estava ali expresso. Um momento que marcou positivamente a cena cultural olindense e em muito influenciou a trajetória da produção artística local foi revivido por muitos.                 


VERSO DO CONVITE DA 1ª RETROSPECTIVA "ARTE NA BARBEARIA" e inauguração do Ateliê da Barbearia:




FOTOS DA EXPOSIÇÃO 



Fachada do Ateliê com Escultura em Madeira do Artista Plástico, Pedro Índio






No centro da sala principal, banner com foto da antiga Barbearia com o Sr. Isnard Colombo e Lorde de Olinda (personalidade da cultura popular)  
Peças de Vestuário de Rejane Trindade (Estilista) e Nazaré Reis (Arquiteta e Designer Têxtil), expostas junto as telas e esculturas de artistas renomados. 



Em uma das paredes da sala principal, uma raridade: Guita Charifker expõe tela da época da antiga Exposição Arte na Barbearia
Ao lado estão obras de renomados artistas, entre eles: Augusto Ferrer, José Patrício, Tereza Costa Rego e Luciano Pinheiro, entre outros trabalhos de novos e talentosos: Pedro Dias, Alexandre Jorge e Isnaldo Reis.  
    

Acima, também na sala principal, foram expostas, lado a lado, obras de Bajado, Dina, Marisa Varella, Márcio Almeida, Marcos Cordeiro, Patrícia Allen, entre outros. 
Maurício Silva, (à direita - primeira tela de cima p/ baixo), um dos idealizadores da Antiga Exposição, além de autorizar a retrospectiva, em atenção à iniciativa, nos envia um trabalho de Paris, Cidade onde reside atualmente.   




 No corredor da Casa Ypiranga Filho, Tiago Amorim, Marisa Lacerda, Maria Carmem,  Baccaro, Leonardo Filho, Antenor Vieira, entre outros.




Em um dos quartos da casa foram montadas as exposições de  Peças pintadas à mão da Estilista Rejane Trindade e de Nazaré Reis.



OBS:  BREVEMENTE POSTAREMOS A AUTORIA DE TODAS AS OBRAS ACIMA,  A 2ª E 3ª EDIÇÃO DA RETROSPECTIVA DA EXPOSIÇÃO ARTE NA BARBEARIA E A EXPOSIÇÃO "ARTE É 10".

Primeiras ações do Ateliê da Barbearia: 


Cadeiras na Calçada
(Projeto de Articulação e Divulgação Cultural)


Com mesinhas e cadeiras na calçada, o público presente tem a oportunidade de aproveitar, gratuitamente, a magia da noite olindense, conhecendo nossas expressões populares: mamulengos, maracatus, entre outras; assistindo vídeos (REGISTROS DOCUMENTAIS DE ARTISTAS LOCAIS), em telão, na rua, ao lado de artistas com suas telas e cavaletes pintando ao vivo na calçada; músicos que apresentam composições autorais, recitais de poesias, entre muitas outras atrações. 


O Professor Thales Ribeiro entrega sua criação literária sobre Olinda à esposa de Jorginho (Escritor recifense) Meca Moreno, Poeta Cordelista, faz a vez do Mestre Cerimônia. 























Acima, Arquiteto e Professor Antenor Veira e o Escritor  Jorginho, recebem das mãos do Professor Thales fotos de Olinda antiga de seu arcervo particular..




André e um passante que assume o microfone para
cantarolar junto ao músico  











J. Calazans pintando, ao vivo, no Cadeiras na Calçada












Professor do CEMO, Lula Menezes e Ana Diniz, (compositora e cantora).
















Ed Carlos com Forró de Cana











BRINCANTES DAS LADEIRAS
(Arte Cênica e Dança Popular)

O Ateliê da Barbearia, ao longo de suas atividades no Cadeiras na Calçada, vem captando talentos e agregando à cena cultural olindense. O mais novo Projeto Cultural que surge é uma parceria entre o Grupo Brincantes das Ladeiras e o Ateliê da Barbearia. Composto de oficinas de dança popular ministradas pelo Grupo e coordenadas pelo Ateliê, o Projeto propõe aplicar, a princípio, oficinas de frevo, uma vez por semana, em espaço público para turistas e público em geral, incluindo crianças a partir de 7 anos. Posteriormente, o grupo estará realizando também apresentação envolvendo arte cênica e dança popular, o que já acontece no Cadeiras na Calçada com sucesso e aprovação do público.

As aulas de frevo terão base teórica, passada aos alunos através da arte cênica, um pequeno espetáculo, com música, descontração e alegria. Os componentes do grupo Brincantes das Ladeiras, são profissionais olindenses, com experiência em artes cênicas e formação fundamentada nos princípios e prática da Escola de Frevo de Nascimento do Passo.

Toda última sexta de cada mês:
BRINCANTES DAS LADEIRAS NO CADEIRAS NA CALÇADA - 20h
ESPETÁCULO - IMAGENS

NÃO PERCAM!
As cadeiras estão na Calçada , só falta você!

Rua Prudene de Moraes, 444 - Carmo(Quatro Cantos) - Olinda - PE

O Cadeiras na Calçada é um evento que reúne pessoas de todas as idades, artistas e apreciadores. Participe!

Apoio: Prefeitura de Olinda

Maiores informações:
Fone/fax: 81 - 34297751

Ladeiras da Moda
O Ladeiras da Moda é um Evento que divulga e movimenta o cenário da moda artesanal olindense. Reúne estilistas de Olinda e Recife que apresentam as suas coleções.
Diferente dos desfiles tradicionais, o Ladeiras da Moda apresenta coleções de peças únicas artesanais. Acontece a céu aberto, nos Quatro Cantos de Olinda, acompanhado pelas magias e sons do maracatu, da Seresta de Olinda, à frente do casario secular, por entre a arte que dele desponta para as ruas, entre os artistas plásticos que pintam ao vivo e desfile de fantasias para o carnaval do ano seguinte finalizando o evento.
Jovens moradores da localidade, pertencentes à Comunidade do Rosário dos Pretos desfilam, descontraidamente, e dançam ao som dos ritmos regionais, apresentando as coleções de Ester Bispo, Fátima Nunes, Marisa Reis, Nazaré Reis, Rejane Trindade, Tereza França, Dona Mocinha, entre outras.


Em sua 1ª Edição, Novembro/ 2007, o Evento reuniu um público de, aproximadamente, 400 pessoas, nos Quatro Cantos de Olinda. Diante do sucesso do ano anterior, em sua segunda Edição/ 2008, 40 mesas e 600 cadeiras foram distribuídas no espaço e ocupadas, preenchendo as calçadas ao longo dos Quatro Cantos, o que confirma a aprovação e sucesso do evento.

Abertura dos Desfiles:

Batuqueiros do Maracatu Nação Pernambuco
    


Maracatu Nação Camaleão




Jovens da Comunidade do Rosário dos Pretos  desfilam apresentando:


Peças de Tereza França 






Peças de
Rejane Trindade:




 

 Peças de
Fátima Nunes pintadas à mão por Marisa Reis:

Peças de
Ester Bispo:











Peças de 
Nazaré Reis:










Realização: Ateliê da Barbearia
Produção: Marisa Reis

Apoio:
Prefeitura de Olinda
Empório do Carnaval
Vitória Recepções
Design Gráfica Express
Pousada dos Quatro Cantos

------------------------------------------------------
Assim tudo começou!!!
Hoje, o Terraço de Olinda mantém, em suas ações, o conceito do Ateliê da Barbearia e agradece a valiosa contribuição oferecida por todos os artistas/ parceiros, apoiadores, familiares e amigos que facilitam a caminhada. Todos que participam de nossas ações e com elas caminham sabem que é com muito esforço e dedicação que nos mantemos ativos no cenário cultural olindense. Esperamos que muitos outros espaços de arte venham a contribuir para nossa cultura e que tenham o nosso Ateliê como mais um pequeno ponto de partida para grandes e novas idéias!
Na realidade, somos apenas um pingo d'água clara num imenso e maravilhoso oceano cheio de vida... - Arte é Vida!Viver é uma Arte!
31.01.13


Terraço de Olinda: Rua 7 de Setembro, 109 - Carmo - Olinda - PE
ateliedabarbearia@gmail.com
facebook: marisa.reis.9085


 ...


*Hoje, meu pai completaria 91 anos se ainda estivesse entre nós, mas onde quer que esteja, sei que está feliz com minha história. Uma história sem grandes resultados financeiros, é bem verdade, mas que reflete seus conceitos e ensinamentos, um amor que me acompanha, por entre meus filhos e amigos, um caminho que me traz pessoas e suas vivências, amigos que me alargam, me enchem de estímulos, pessoas que me fazem repensar a vida a cada instante, lembranças de um sonho que se tornou realidade, onde me reencontro sempre com palavras, ações e gestos seus, meu pai! O amor nunca morre, é eterno! Uma soma que se multiplica, enquanto a carne se transforma na terra! 
Que a força maior do amor esteja te protegendo, te abençoe e te reproduza!
Parabéns pelo teu dia, onde quer que você esteja! 
Obrigada pelo exemplo lindo de pessoa humana! 
Estarei sempre contigo porque aqui estás, conosco, reluzindo em tudo!
Te amarei sempre! 
(Marisa Reis)




Ateliê da Barbearia


O Ateliê da Barbearia trabalha com diversos segmentos da arte local, desenvolvendo eventos que retratam a cultura pernambucana.
A ambientação, com a exposição das obras de arte, mantém preservadas as características originais de uma casa tipicamente olindense; nada foi alterado para o novo uso.

O Ateliê dispõe de telas; esculturas em madeira, pedra, barro, mosaico; luminárias em PVC; peças artísticas de vestuário, exclusivas, pintadas e/ou bordadas à mão e de reciclagem têxtil; literatura; CDs com produção musical local; vídeos sobre a cultura pernambucana, entre outras peças expostas em mobiliário antigo, também à venda.


O Ateliê da Barbearia, no âmbito de suas ações, democratizando o fazer profissional e priorizando estratégias coletivas, beneficia a cultura local, identificando talentos, incentivando os grupos e artistas locais de vários segmentos, elevando a auto- estima, promovendo a inserção social e geração de renda.
Sala do Ateliê da Barbearia

Memorial do Ateliê da Barbearia
O nome escolhido para o Espaço é uma homenagem, in memorian, ao Sr. Isnard Colombo, barbeiro da Cidade por 60 anos, um dos fundadores do Calunga Homem da Meia Noite e do Coral São Pedro Mártir, o mais antigo do Brasil.
Antiga Barbearia com o Sr Isnard Colombo Isnard Colombo e o Lorde de Olinda


Enquanto barbearia, também foi um espaço de arte, onde aconteceu a mega Exposição Coletiva Arte na Barbearia, por cinco anos consecutivos, de 1989 a 1993, liderada pelo Artista Plástico Maurício Silva, chegando a reunir mais de 100 artistas.



Atualmente, todos os anos, no mês de Novembro, o Ateliê da Barbearia realiza a retrospectiva dessa Exposição, que reúne artistas da época e contemporâneos. Uma exposição que resgata um momento importante da cena cultural olindense, valorizando também os grandes novos artistas.



Ateliê da Barbearia
Exposição Permanente: De segunda a sábado, das 11 às 22h.
Todas as Sextas - 20h: Cadeiras na Calçada, com exibição de vídeos em telão, recitais, apresentação de músicos locais, lançamentos de livros e CDs, desfiles de moda e muito mais.
A cada sexta - feira uma programação diferente!


Venha conferir e interagir conosco!


Rua Prudente de Moraes, 444 – Carmo (Quatro Cantos) – Olinda – PE
Fone/fax: 81 - 34297751
e-mail: ateliedabarbearia@gmail.com

MEMÓRIAS DE CARNAVAL


O Ateliê da Barbearia lançou o Projeto "Memórias de Carnaval" , mais uma idéia que surge com o Cadeiras na Calçada, " Projeto de Articulação e Divulgação Cultural" evento que acontece todas as sextas - feiras, a partir das 20h. O Memórias de Carnaval resgata os carnavais antigos com exibição de vídeos e fotografias em telão, a céu aberto, desfile de fantasias e muito mais. Durante todo o ano de 2009 estaremos reunindo material documental para o próximo carnaval. Perticipe e interaja conosco trazendo o seu vídeo, sua fotografia, seu vinil e escolha a sua fantasia para o Carnaval de 2010!



Obrigada por visitar nossa página!

Suas sugestões serão sempre importantes para nós.

Nossas publicações na internet, além de divulgar nosso trabalho, objetivam descobrir necessidades e atendê-las. Para tanto, necessitamos reunir sugestões, conquistar a sua participação, a sua presença em nosso Ateliê, se possível for, para a construção conjunta de projetos que visem o coletivo e contribuam para a difusão de nossa cultura.


Você artista, produtor cultural, jornalista, admirador de arte, estudante, universitário, gente de qualquer idade e classe social, a sua contribuição será sempre muito importante para todos nós.
Deixe o seu comentário ou venha pessoalmente nos conhecer.

Rua Prudente de Moraes, 444 - Quatro Cantos - Olinda - PE
Fone/fax: 81 - 34297751
e-mail: ateliedabarbearia@gmail.com

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Olinda, Pernambuco, Brazil
Espaço de formação artística e divulgação cultural que agrega diversas atividades: cursos, oficinas, ensaios musicais abertos e fechados (gratuitos), eventos culturais envolvendo artes plásticas, artesanato, peças artísticas de vestuário, música (incluindo o Projeto Música Autoral), literatura, artes cênicas, dança popular, entre outros segmentos artísticos.