domingo, 17 de maio de 2015

AÇÃO COLETIVA DE INICIATIVA DA RODA INFINITO


         Um lindo Evento! 


         O Espaço Cultural Terraço de Olinda 


    agradece apoio e a presença de todos! 

























É hoje! 

- RODA INFINITO -
É A RODA!... É A VIDA!
É A MÚSICA!...É A ARTE!
É A RODA DA VIDA!
É O TODO!... É A PARTE!


                                    As Rodas de Choro acontecem desde as tradicionais festas nas casas das tias baianas, como a Tia Ciata, que, diante das pressões políticas da época, mudou- se para o Rio de Janeiro, instalando – se na Praça Onze, ainda no século XIX, logo após a abolição da escravatura. Ali passou a ser um local de grande concentração de artistas, onde o choro ganhou força. Mais à frente, com os saraus em Jacarepaguá na casa de Jacob do Bandolim, as farras no Bar Sovaco de Cobra, na Penha, e os saudosos encontros mensais no Quintal do Cosme e, até os dias atuais, a Roda de Choro sempre foi o habitat natural desse gênero musical. É com a tradição dessas rodas, onde os profissionais e amadores amantes do choro se encontram espontaneamente, que o Choro se mantém vivo e em constante evolução.



                                     A cada quinze dias, sempre nas quartas – feira, a partir das 19h, o Terraço de Olinda recebe a Roda Infinito. Participam, espontaneamente, profissionais de diversas gerações dos mais renomados aos principiantes, cada um com seu estilo próprio de interpretação.




                                    A Roda Infinito, por si só, fala da proposta do Espaço Cultural Terraço de Olinda. Desde 2013, reúne, no Espaço, grandes mestres e principiantes. Todos podem participar, desde que tragam consigo o espírito coletivo da socialização do conhecimento. Um grande encontro, um momento especialíssimo quando o músico toca pelo simples prazer de executar a boa música. Para os ouvintes, é um grande presente!






                               



                               O Espaço Cultural Terraço de Olinda, agrega diversas atividades: cursos, oficinas, ensaios musicais abertos e fechados (gratuitos), eventos culturais envolvendo artes plásticas, artesanato, literatura, peças artísticas de vestuário, música (incluindo o Projeto Música Autoral), artes cênicas, entre outros segmentos artísticos.



                                       Com o desabamento de parte do telhado do Terraço de Olinda, as atividades que mais geram renda para a manutenção do Espaço continuam suspensas. Vários artistas têm realizado uma série de eventos e numa demonstração de solidariedade e apoio acontece o “Ação Coletiva – Terraço de Olinda”, como foram denominadas as iniciativas que pretendem viabilizar recursos para a reconstrução do telhado e das condições normais de funcionamento do Espaço.

                               

                                     Entre esses grupos de artistas de diversos segmentos, está a Roda Infinito que realiza, nesse domingo, 17.05.15, às 16h uma grande roda de choro com a participação de diversos músicos, renomados e principiantes. Uma iniciativa que demonstra o mesmo espírito coletivo e democrático que vem norteando as ações do Terraço de Olinda. Uma ação coletiva pela arte!


                                        Convidamos você, músico, compositor e /ou apreciador da boa música para participar dessa grande RODA!

M.R.

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Olinda, Pernambuco, Brazil
Espaço de formação artística e divulgação cultural que agrega diversas atividades: cursos, oficinas, ensaios musicais abertos e fechados (gratuitos), eventos culturais envolvendo artes plásticas, artesanato, peças artísticas de vestuário, música (incluindo o Projeto Música Autoral), literatura, artes cênicas, dança popular, entre outros segmentos artísticos.