sábado, 17 de setembro de 2011

MANUCA BANDINI - PROJETO MÚSICA AUTORAL PERNAMBUCANA


 


Todos os Sábados - 21h

Manuca Bandini

Andei procurando algo que me fornecesse as informações necessárias para, aqui no blog, iniciar um release sobre nosso Bandini.

Bem, eu realmente não encontrei o que esperava, no entando, tive uma grande surpresa ao ler um depoimento que está postado em seu mayspace. Decidi então, postá-lo aqui.

Desejo que também sintam o mesmo que senti. Que fiquem deslumbrados, encantados e ainda mais curiosos e ávidos como eu, por percebê-lo em sua essência, em sua transparência, acompanhando cada palavra de seus versos sábios e musicalidade, simplesmente, geniais! 

BIO

Manuca Bandini

"Psiciano arretado. Sempre anda meio desligado, naquela onda de distraído vencedor. Não por querer, mas porque acontece. Compositor e poeta. Musicalmente falando, talento é um substantivo fraco e seria adjetivamente inadequado. Como poeta, sua onda é o haikai, simples e singelo como ele. Começou cuidando das flores do meu jardim. Unhas sujas, sob o sol, jardineiro. Apresentou-se ao meu pai como Manoel. Logo conquistou espaço na família, por sua simplicidade e seu carinho pelas flores queridas, plantadas pelo meu falecido avô. Chamava-o de "Manel". Sob meu ponto de vista, aquela criatura era intrigante. Passei algum tempo pensando em como puxar assunto e descobrir de que planeta tinha vindo aquele mistério. Eu não sabia nada sobre plantas e resolvi elogiar seu trabalho e esforço com o pé de laranja. Ele corrigiu-me dizendo: é um pé de limão. E riu. Rimos. E de risos em risos, descobri que o jardim da minha casa estava abrigando um ARTISTA. E que ele não tinha a menor dimensão disso. Sequer pretensão. Manel era Manuca, ex-integrante da banda "Manuca & A Corja Bamba". Nunca tinha ouvido as músicas, mas obviamente essa banda já tinha sido objeto de comentários de muitos dos meus amigos. Imediatamente fui buscar meu violão todo arrebentado, dado em 1996. Ele olhou pro meu violão com uma certa expressão de quem sabia tratar melhor de um instrumento. Besteira, eu também tinha nojo das unhas dele, então ficamos quites. Afinou e danou-se a tocar suas músicas. Eu via, ouvia, mas crer, eu não cria. Os acordes, a voz, era tudo uma combinação mágica, dessas que Recife não nos oferece todos os dias. O que esse Músico tá fazendo aqui em casa, literalmente planta(n)do? Disse-me que tinha desistido dos palcos, mas nunca da música e que havia alguns artistas na cidade que tinham gravado suas composições. A partir daí, eu conheci não só a face musical, mas também poética (Muito embora sua música fosse pura poesia). Ensinou-me sobre haikais, poemas de 3 versos que ele fazia bem como ninguém. Inclusive, o haikai era o terceiro elemento de sua arte: Jardinagem, Música e Poesia. Várias noites passei analisando seus haikais, de manhã, ao sair, olhava para as rosas do meu pai e me flagrava cantarolando versos de sua música. Apresentou-me também os poetas Paulo Leminski e Alice Ruiz (Muito Obrigada!). Não ousei contar esses segredos a ninguém da família. Era coisa nossa, trelas. Outra coisa que percebi: ele pode entender de Música, Poesia e Jardim, mas de Computador, Internet e Conectividade ele estava completamente pontofora. Estava não. ele está. Peculiaridades de gênios à la Rimbaud. Resolvi tomar partido dessa questão, dando uma arrumadinha nesse myspace, adicionando vídeos, mais músicas e escrevendo aqui. Quem sou eu? Apenas uma pessoa que tinha conversas com meu jardineiro." Merci, du jardin.

 

Manuca Bandini vem participando do Projeto Música Autoral Pernambucana. A partir de hoje, 17.09.11, está em destaque nas 

noites de sábado.

Ouvi e senti as canções de Manuca Bandini.

Vi Bandini e seu violão de uma só forma contidos, encaracolados, entrelaçados como se fossem um; Ouvi de sua boca, mais do que as palavras e os sons. Feitiço, magia, o que é isso Bandini?

Caro Bandini, você é especial e nos faz sentir o que não imaginamos!

O que diria sobre Bandini, agora, depois do que li e depois de conhecê-lo?


Direi, apenas o que sinto, porque falar da trajetória de Bandini, não faria sentido neste instante.

 "Bandini, por vezes, tão profundo que parece distante; tão simples que parece estranho, fora da realidade; tão liberto e ao mesmo tempo fincado ao chão, como sementes que vingaram, que entre rimas e versos se encantaram.

Bandini, raízes profundas há muito já se fizeram! Hoje, muitas folhas ao vento não se perdem no ar, soam como em compassos, definições, entre as palavras e sons. Ah, as folhas que transpiram gotas de orvalho em forma de sentimento! Muitos frutos semeiam versos ao chão, compondo canções como alimento sem fim; como um horizonte distante, que vem chegando sem pressa, pertinho se mostra, nos surpreende,  e em forma de sentimento constante se instala, como raízes profundas, pra sempre, na alma da gente"    

Marisa Reis     

Convido os nossos amigos, artistas, gente que admira e faz cultura, amantes da arte para ouvi-lo além das palavras, sentir a essência contida na harmonia      entre seus versos e melodias. 

Todos os Sábados - 21h
Terraço de Olinda: Rua 7 de Setembro, 109 - Carmo - Olinda - PE
F: 34297751

 

 

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

BANDA SOM DE CACTUS - MÚSICA AUTORAL PERNAMBUCANA NO CADEIRAS NA CALÇADA (Articulação e Divulgação Cultural)

Todas as sextas de Setembro/2011
Banda Som de Cactus  que vem apoiando o Cadeiras na Calçada, apresentando seu trabalho, entre outros segmentos artísticos e diferentes músicos que também participam, desta reunião entre produções e estilos diversos. 
Som de Cactus apresenta música regional pernambucana, e tem como  alma a vontade de fazer uma fusão entre ritmos e estilos regional e descendentes do baião, afro, maracatu, funk, experimental e rock.
A banda tem como idealizador o cantor, compositor e violonista Rinaldo Oliveira que traz suas letras regionalistas mostrando o lado poético e lírico do sertão e da zona da mata nordestina.

Membros: VIOLÃO E VOZ: REINALDO OLIVEIRA ; 81 88761949
CONTRABAIXO: GERALDO AZEVEDO; (NINHO) 81 87494099
BATERIA: CARLOS ALEXANDRE ; 81 34744661 - 96109263/        


Som de Cactus continua no mês de Setembro, no Cadeiras na Calçada, Projeto que ocorre há 06 anos so Sítio Histórico de Olinda. Às sextas - feiras, o Ateliê da Barbearia, realiza no Terraço de Olinda,  o Cadeiras na Calçada, quando apresenta o Projeto Música Autoral Pernambucana.   
O Cadeiras na Calçada é um evento que agrega diversos segmentos artísticos. Dele partiu a idéia do Projeto Música Autoral Pernambucana, que ocorre de quinta à sábado. Às sextas - feiras os dois acontecem simultaneamente. No Cadeiras na Calçada  já  passaram teatro de rua, teatro de mamulengo, poetas, artistas populares e agremiações de maracatu, frevo, entre muitos outros segmentos artísticos. 

Entre muitos que apóiam o Cadeiras na Calçada, agradecemos a Nilo Baj, Felipe Mendes, Geison Costa, Dj Bola 8, Walgrene Agra, o Gordo de Olinda, Poeta Ricardo Lisboa, Banda Disco de Vitrola,Simone Simonek, Ede Alves, Banda Som de Cactus, que também participa do Projeto Música Autoral Pernambucana, entre outros.



Em breve teremos a Banda de Camaragibe, Café Plural.  e  Atroça 

Vem participar!!!!


Realização: Ateliê da Barbearia
End: Terraço de Olinda: Rua 7 de Setembro, 109 - Carmo - Olinda - PE
F: 81 - 34297751  

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

FLÁVIO SOUZA E PAULO HENRIQUE - PROJETO MÚSICA AUTORAL PERNAMBUCANA

TERRAÇO DE OLINDA




Todas as Quintas – 19h   
Flávio Souza (Violonista, cantor e compositor) 
&
Paulo Henrique (Percussionista)



FLÁVIO SOUZA, DEU INICIO A SUA CARREIRA ARTISTÍCA AOS 14 ANOS DE IDADE, AINDA COMO AMADOR, SE PROFISSIONALIZANDO AOS 17 ANOS DE IDADE.
PARTICIPOU DE FESTIVAIS DE GRANDE RELEVÂNCIA COMO O “CANTA NORDESTE” E O “ MUSICESC TRIBUNA”, CLASSIFICANDO AS MÚSICAS “ NOITE DE SÃO JOÃO”, “SORRISO PINTADO”  E  “LÁGRIMAS DE IEMANJÁ”.FESTIVAL DE MUSICA CARNAVALESCA DA CIDADE DO RECIFE COM AS MUSICAS “GUERREIRO DE LANÇA” E “ETERNOS CARNAVAIS”.
FLÁVIO SOUZA , APRESENTA , NO PROJETO MÚSICA AUTORAL PERNAMBUCANA, CANÇÕES DE SEU CD, INTITULADO “AMÉM”, QUE MOSTRA DE FORMA MUSICAL UMA LINGUAGEM NOVA, COM DEZ MÚSICAS INÉDITAS COMPOSTAS E INTERPRETADAS POR FLÁVIO SOUZA (VIOLÕES,VIOLA E VOCAIS) E PAULO HENRIQUE (PERCUSSÕES).O ÁLBUM INTITULADO “AMÉM”, TRAZ DENTRO DE SUAS COMPOSIÇÕES SENTIMENTOS E CAMINHOS QUE ASCENDEM A FÉ DAS PESSOAS EM DEUS, A EXEMPLO DA MÚSICA INTITULADA “ESTRELA DE SALÚ”, UMA HOMENAGEM AO NOSSO MESTRE SALUSTIANO,” ANTÔNIO COQUEIRO”, A ESTÓRIA DE UM CANGACEIRO QUE ABANDONA O CANGAÇO POR  AMOR,  A MÚSICA “ AMÉM”, QUE É UMA REFLEXÃO SOBRE OS CAMINHOS QUE LEVAM A FÉ EM DEUS, ATRAVÉS DAS NOSSAS CRENÇAS E RELIGIÕES.
Faça valer nossa cultura!
Venha prestigiar Flávio Souza e a  Música Pernambucana!

Realização:
Ateliê da Barbearia

Terraço de Olinda: Rua 7 de Setembro, 109 - Carmo - Olinda - PE
ateliedabarbearia@gmail.com
Fone: 34297751

PROJETO MÚSICA AUTORAL PERNAMBUCANA - O QUE ACONTECEU NO SÁBADO, 10.09.11 ?

ANDRÉ MACAMBIRA
                                         APRESENTANDO SUAS CANÇÕES


MILTON COSMUS NA PERCUSSÃO



UM MOMENTO HISTÓRICO E EMOCIONANTE PARA NÓS!!!



ANDRÉ MACAMBIRA 



E



CLÁUDIO NOAH
  OS DOIS, SE ENCONTRARAM, PELA PRIMEIRA VEZ    
                                                                               NO 
       CADEIRAS NA CALÇADA 
                                          
(Projeto de Articulaçãoe Divulgação Cultural)
                                    








Vejam o folden, na época:



Tornaram - se amigos e parceiros desde então!  

E, AGORA, ESTÃO DE VOLTA
COM AS MÚSICAS AUTORAIS COMPOSTAS EM PARCERIA

  UM ENCONTRO MARCANTE!  

  
Entre 2007 e 2011, alguns acontecimentos marcaram muito nossa trajetória.   
Vocês marcaram um momento importantíssimo para os dois projetos. 
Um resultado brilhante e feliz para todos!


Obrigada André e Cláudio pelas maravilhas que fazem!
                                                                                                             Marisa Reis

Participação do nosso grande músico, cantor e compositor pernambucano,

Zeh Rocha
Zeh, apresenta algumas de suas canções autorais!

Cosmus, da Banda  Disco de Vitrola, na percussão.



Manuca Bandini

Mais um grande compositor!
 Manuca, tem participado dos nossos encontros e
estará em destaque a partir de 
 Sábado - 17.09.11- 21h



Realização: Ateliê da Barbearia

End: Terraço de Olinda
Rua 7 de Setembro, 109 - Carmo - Olinda - Fone: 34297751 

domingo, 11 de setembro de 2011

MÚSICA AUTORAL PERNAMBUCANA - André Macambira, Manuca Bandini e Convidados

UM PROJETO QUE INICIOU SUAS ATIVIDADES NO DIA 04.08.11 COM
TRÊS DIAS CONSECUTIVOS DEDICADOS À MÚSICA PERNAMBUCANA

TODAS AS QUINTAS, SEXTAS E SÁBADOS


Programação:  

 Sábados 
      André Macambira 

Nos últimos anos André Macambira passou por São Luis do Maranhão, Aracaju, São Paulo e após um período em João Pessoa voltou ao Recife. Por onde passa, o músico carrega na sua bagagem um pouco da história musical de cada região. Sua música tem um estilo singular, uma mistura que se reflete claramente em seu primeiro CD.



Lançando seu primeiro CD, o cantor e compositor pernambucano, já tem uma história marcada por influências de várias partes do Brasil. O trabalho reúne composições próprias e outras ao lado de parceiros, como Cláudio Noah, Emy Porto, Zeca Tocantins, Gilson Cavalcante e Zeh Rocha. O Cd é permeado por ritmos nordestinos como xote, coco, xaxado, maracatu, boi e ciranda, com o toque marcante dos violões, presentes em todas as canções.

Gravado no Estúdio Central da Música, do Recife, o álbum conta com a participação de grandes músicos da cena cultural pernambucana, como Renato Bandeira (viola e guitarra), Beto Hortis (acordeon), Bráulio Araújo (Baixo), Hélio Silva (Baixo), Vitamina (Percussão), Lucas dos Prazeres (Percussão), Vinícius Sarmento (violão 7 cordas). Além dos vocais de Nena Queiroga e Carla Mariz, e da participação do cantor Mazo Melo, com quem divide as vozes na música Mancada e de Talitha Accioly, que além de ser sua produtora executiva, participa da faixa Anjo Louco.
 
Músicas que fazem parte do primeiro CD de André Macambira:

Alpercateado (André Macambira/ Cláudio Noah)
Doída Flor (André Macambira)
A Saia e a Ponte (André Macambira/ Cláudio Noah)Vaga-lume (André Macambira)
Intermares (Emy Porto/ André Macambira)

VÍDEO - Alpercateado
Show na Praça do Arsenal
Acesse:  http://www.youtube.com/watch?v=lvrMewdhF1E


Cláudio Noah
A Saia e a Ponte
Boca do mar
boca do mar, boca do rio
boca do mar, por onde anda meu amor
boca do mar
boca do mar, boca do rio
ela saiu num navio e até hoje não voltou

O Capibaribe correu pro meio das águas do mar,
o meu olhar se perdeu no passo do teu caminhar.

 Olha a saia da moça que o vento faz força querendo levar,
Sua boca pintada sorrindo e gostando do vento que dá,
O seu corpo é bonito, parece um feitiço que o rio me jogou,
Sua pele dourada no sal temperada tem cheiro de flor.
Seu andar de pecado é chicote malvado ferindo quem vê,
É peixeira afiada cortando meu peito com o seu remexer,
Eu já esqueci aonde ia,

minha boca vadia sorri por te ver,
Vou fazendo uma prece,

pedindo que o vento me mostre você.                                    Cláudio Noah


Manuca Bandini
  Cantor e Compositor 




Manuca Bandini, chegou ao Projeto Música Autoral Pernambucana através de André Macambira, amigo de longas datas, cantor e compositor pernambucano de muito talento. 
Manuca Bandini,  uma grande surpresa, tal qual  foi André Macambira e Cláudio Noah.






Lucas Crasto, é o mais novo parceiro de André Macambira que também  participa do Projeto Música Autoral Pernambucana. Grande Lucas! Parabéns pelo carisma, musicalidade e pelas belas camções autorais.   

 André Macambira, Cláudio Noah,  Manuca Bandini e Lucas Crasto já são parte significativa de uma grande construção que apenas inicia e que visa contribuir, da melhor forma possível, para a valorização e desenvolvimento da produção musical pernambucana. 

Que venham muitos, e muitos outros grandes compositores participar desta reunião singular, entre os amantes da arte.
Marisa Reis



André Macambira, passa para Manuca Bandini o comando das nossas noites de sábado. E em destaque, , estará mais um grande artista , músico, cantor e compositor pernambucano, falando sobre sua trajetória e apresentando suas canções autorais.
                                    Manuca Bandini  
A partir de
17 de Setembro/2011
Acesse:


Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Olinda, Pernambuco, Brazil
Espaço de formação artística e divulgação cultural que agrega diversas atividades: cursos, oficinas, ensaios musicais abertos e fechados (gratuitos), eventos culturais envolvendo artes plásticas, artesanato, peças artísticas de vestuário, música (incluindo o Projeto Música Autoral), literatura, artes cênicas, dança popular, entre outros segmentos artísticos.