segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Artista Plástico maranhense, Uendell Rocha, expõe obras em Carvão sobre Tela





 Uendell Rocha é natural de São José do Ribamar - MA. 


Técnica utilizada: Carvão sobre Tela. 


Parte de seus trabalhos refletem o cotidiano de sua Cidade de origem, São José do Ribamar - MA, onde reside atualmente. Os desenhos expressam a cultura popular, a atividade da pesca e as raízes culturais indígenas locais.







     








 


Seus desenhos expressam a busca da perfeição, a cada traço, a mais pura realidade.   

Diante de uma técnica onde apenas um pedaço de carvão vegetal é utilizado, os traços refletem a genialidade do artista



























Uendell é um artista de múltiplos estilos, que explora diversos temas em suas exposições. 

Exibe também trabalhos que apresentam personalidades universais e personagens de seu imaginário. 

Seu foco está no desafio da perfeição dos traços a cada  diferente motivo a ser reproduzido e ou transposto do seu imaginário para a tela,o que gera uma grande expectativa até o resultado final de sua obra. 










O conceito de sustentabilidade está presente no trabalho do Artista. 

Suas telas são afixadas em galhos secos recolhidos no chão das matas, os quais recebem tratamento especial contra fungos e bichos de madeira. 

Os fios utilizados para esticar as telas são pedaços de barbante, fitas de fibras plásticas resistentes, fios, entre outros materiais.






Estamos concluindo que 
Uendell Rocha é, em seu estilo, na relação que se dá entre a perfeição do desenho e a técnica aplicada, 
"um verdadeiro gigante no desenho em carvão sobre tela"



Erasto Vasconcelos - Música Autoral no Terraço de Olinda





O  SHOW




















Show de Erasto Vasconcelos no Projeto Música Autoral  
   
O Projeto Música Autoral, acontece desde Agosto de 2011, no Terraço de Olinda, reunindo forças e fazendo história junto a novos e consagrados compositores da cena musical pernambucana. A intenção é trabalhar o artista numa visão holística, no sentido de contribuir para a valorização e reconhecimento de suas potencialidades expressas em suas produções artísticas.

Trazemos também ao Projeto artistas consagrados que, espontaneamente, estimulam, trocam conhecimento e dão maior visibilidade as grandes novas produções. A importância e o resultado desse encontro vai muito além do momento do Show.
O trabalho com o artista começa desde quando ele põe o pé em nossa Casa pela primeira vez, e não tem hora nem data marcada para terminar, na verdade, não tem fim. 

É com imenso prazer que recebemos Erasto Vasconcelos e esperamos que seja mais um grande artista a ficar entre nós, sem data nem hora marcada para terminar seu show porque necessitamos de pessoas geniais e dos mestres para realizar nosso trabalho; esta construção sem fim, em parceria com aqueles que entendem o poder transformador da arte e sua importância para o desenvolvimento humano. 
(Marisa Reis)

Erasto Vasconcelos e Pão Ensopado com Leite de Coco



 O que é que Erasto Vasconcelos, Olinda, Pão ensopado e leite de coco têm a ver? Para qualquer pernambucano a resposta é tudo. Um cozinheiro da terra que se preze sabe usar muito bem o leite de coco para preparar doces típicos do nordeste ou fazer uma boa moqueca. E há quem em algumas refeições molhe o pão no leite e goste demais dessa mistura. Já Olinda, das ladeiras, do frevo e do carnaval é orgulho para qualquer um daqui, cozinheiro do leite de coco ou não, dizer que se orgulha de ter a cidade como Patrimônio Cultural da Humanidade. E, foi em Olinda, que nasceu Erasto Vasconcelos, exatamente em Sítio Novo, há 65 anos, que foram completados no último dia 12 de agosto de 2012, na histórica cidade natal dele.
Como qualquer olindense que se preze e que goste de música, a data teve comemoração. O artista aproveitou o aniversário para lançar nos jardins do Restaurante Mourisco, na Praça do Carmo, o “Manhã Auê” com a sua nova banda intitulada “Pão Ensopado com Leite de Coco”, um trabalho que quebra o jejum de sete anos sem lançar um projeto solo. Nos últimos tempos, os seguidores da melodia de Vasconcelos, para ouvi-lo, precisavam acompanhar a Banda Eddie em suas apresentações como no disco “Original Olinda Style”, no qual Erasto, além de participar cantando em algumas faixas teve três composições gravadas pelo grupo. Um parêntese: Erasto é o único artista que tem músicas cantadas e gravadas pela Eddie. No mais, todo o trabalho dos meninos é autoral. Portanto, uma parceria de privilégio para um poeta popular, cantor, compositor, músico, ou seja, para o multifacetário. 
“Jornal da Palmeira” foi o último trabalho solo do artista de 40 anos de carreira e parcerias com outros grandes compositores como Gilberto Gil e Caetano Veloso. O disco, com sete anos de idade, reuniu faixas voltadas para um lado mais “nostálgico” de Erasto, como disse a crítica da época. As faixas carregam marchinhas, frevos canções, pegadas leves de cavaquinhos e forró. O trabalho lançou “Maranguape”. A música ficou famosa em Pernambuco e no país por relatar o cotidiano de um bairro da cidade de Paulista, considerado um dos mais populosos do país, segundo o IBGE. 
No novo trabalho, o samba é a única herança da obra anterior. Mas dessa vez, o ritmo veio misturado com a cultura africana, que Erasto já carrega no seu trabalho como percussionista. A origem está no sangue da família. Naná Vasconcelos, o irmão, embaixador da música negra no Brasil, é um dos maiores propagadores da música africana no país. 
Da mistura do samba com as batidas da África estão neste trabalho faixas como “Louvação às Nações” e “Obá”, letras inspiradas nos Orixás conhecidos por ele em um terreiro de Candomblé na Bahia. As duas letras, como as demais, nunca foram gravadas, apesar de terem sido compostas há alguns anos. Em breve, a proposta é gravar todas em um novo álbum, que será lançado ainda em 2013. 
A banda “Pão Ensopado com Leite de Coco” (recheada de músicos reconhecidos na cena pernambucana), acompanha o cantor em seu novo musical intitulado “Manhã Auê” e tem a produção executiva de Mayra Bezerra. (Mayra Bezerra)
Mayra Bezerra
Produtora Executiva



81- 30238138 (Escritório)

81- 97211847 (Tim)
81- 93314186 (Claro)




Projeto Música Autoral

Realização:
Ateliê da Barbearia

Coordenação Geral
Marisa Reis


ateliedabarbearia@gmail.com
https://www.facebook.com/marisa.reis.9085
https://twitter.com/ateliebarbearia
81 - 99495147

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Olinda, Pernambuco, Brazil
Espaço de formação artística e divulgação cultural que agrega diversas atividades: cursos, oficinas, ensaios musicais abertos e fechados (gratuitos), eventos culturais envolvendo artes plásticas, artesanato, peças artísticas de vestuário, música (incluindo o Projeto Música Autoral), literatura, artes cênicas, dança popular, entre outros segmentos artísticos.